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Design Thinking

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Créditos: Pixabay

Introdução

Atualmente as organizações vivem tempos exóticos. Liderança, desenvolvimento organizacional, produtos, serviços, clientes, mercados, tudo está em ebulição e a ser colocado em causa.

A melhor forma de robustecer o presente, e começarmos já a imaginar o futuro, é utilizar o Design Thinking e as metodologias da criatividade para transformarmos oportunidades, problemas, desafios e sonhos em sustentabilidade, valor, resultados e performance.

O Design Thinking (DT) é uma abordagem lógica e estruturada, mas baseada na curiosidade e na criatividade. Assenta num conjunto de etapas e ferramentas que têm por objetivo imaginar, desenvolver, experimentar e implementar novas realidades, ideias, produtos, serviços e quaisquer outras necessidades que o Cliente ou a Sociedade (por isso o Design Thinking é também Human Centric) possam almejar ou criar ao longo do seu processo de evolução.

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos, a não ser ter um ambiente Windows compatível com a plataforma Microsoft Teams.

Metodologia

  • Apresentação de conteúdos;
  • Realização de atividades práticas individuais e em grupo;
  • Reflexões e feedback de grupo;
  • Assessments.

Objetivos Gerais

  • Dominar os conceitos de criatividade, design thinking, as suas etapas e metodologias;
  • Compreender como é que através do processo criativo os problemas são abordados e são encontradas novas soluções;
  • Conhecer e utilizar ferramentas geradoras de ideias e inovação;
    Perceber as etapas de transformação de ideias em oportunidades e empreendedorismo organizacional.

Objetivos Específicos

No final da formação os formandos deverão ser capazes de:

  • Identificar e caracterizar as principais fases, princípios e behaviours associados ao Design Thinking:

– Definir um challenge / missão para as atividades seguintes;

– Mapear o estado atual interno e externo relativo a esse challenge;

  • Reconhecer os pontos-chave comuns e diferentes entre funcionalidade vs experiência;
  • Criar e organizar as várias formas de propostas de valor, mapear uma das personas com a sua respetiva proposta de valor;
  • Aplicar as interações, entrevistas, testes e prototipagem para validação do trabalho realizado;
  • Saber utilizar as analogias e as questões como “aquecimento” para o processo criativo de geração de ideias;
  • Aplicar várias metodologias de geração de ideias no desafio escolhido pela equipa;
  • Saber utilizar metodologias de priorização de ideias.

Estrutura do Programa

WHO

  • Inteligência emocional e criatividade nas organizações;
  • Creative confidence – creative gym;
  • Stakeholders e personas;

WHAT IS

  • Analisar o contexto;
  • Definir um challenge;
  • Mapear o presente;
  • Explorar personas e partes interessadas;</li
  • Criação de proposta de valor;
  • Insights e fatores críticos de sucesso;

WHAT IF

  • Gerar ideias – um processo lógico e criativo;
  • Técnicas de criatividade e geração de ideias;
  • Transformar ideias em protótipos;
  • Feedback / interface protótipos e utilizadores;

WHAT WILL

  • Definir prioridades das ideias geradas;
  • Criação de novos conceitos e inovações;
  • Business model design – uma boa ideia não chega;
  • Criar um mini business case para ideias-chave;

WOW

  • Plano de ação / gestão de projeto de implementação;
  • Implementação.

Duração

24 horas

Preço

218,00€

Data de Início

4 de Julho

Regime de Ensino

E-learning

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