Design Thinking

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Introdução
Atualmente as organizações vivem tempos exóticos. Liderança, desenvolvimento organizacional, produtos, serviços, clientes, mercados, tudo está em ebulição e a ser colocado em causa.
A melhor forma de robustecer o presente, e começarmos já a imaginar o futuro, é utilizar o Design Thinking e as metodologias da criatividade para transformarmos oportunidades, problemas, desafios e sonhos em sustentabilidade, valor, resultados e performance.
O Design Thinking (DT) é uma abordagem lógica e estruturada, mas baseada na curiosidade e na criatividade. Assenta num conjunto de etapas e ferramentas que têm por objetivo imaginar, desenvolver, experimentar e implementar novas realidades, ideias, produtos, serviços e quaisquer outras necessidades que o Cliente ou a Sociedade (por isso o Design Thinking é também Human Centric) possam almejar ou criar ao longo do seu processo de evolução.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos, a não ser ter um ambiente Windows compatível com a plataforma Microsoft Teams.
Metodologia
- Apresentação de conteúdos;
- Realização de atividades práticas individuais e em grupo;
- Reflexões e feedback de grupo;
- Assessments.
Objetivos Gerais
- Dominar os conceitos de criatividade, design thinking, as suas etapas e metodologias;
- Compreender como é que através do processo criativo os problemas são abordados e são encontradas novas soluções;
- Conhecer e utilizar ferramentas geradoras de ideias e inovação;
Perceber as etapas de transformação de ideias em oportunidades e empreendedorismo organizacional.
Objetivos Específicos
No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar e caracterizar as principais fases, princípios e behaviours associados ao Design Thinking:
– Definir um challenge / missão para as atividades seguintes;
– Mapear o estado atual interno e externo relativo a esse challenge;
- Reconhecer os pontos-chave comuns e diferentes entre funcionalidade vs experiência;
- Criar e organizar as várias formas de propostas de valor, mapear uma das personas com a sua respetiva proposta de valor;
- Aplicar as interações, entrevistas, testes e prototipagem para validação do trabalho realizado;
- Saber utilizar as analogias e as questões como “aquecimento” para o processo criativo de geração de ideias;
- Aplicar várias metodologias de geração de ideias no desafio escolhido pela equipa;
- Saber utilizar metodologias de priorização de ideias.
Estrutura do Programa
WHO
- Inteligência emocional e criatividade nas organizações;
- Creative confidence – creative gym;
- Stakeholders e personas;
WHAT IS
- Analisar o contexto;
- Definir um challenge;
- Mapear o presente;
- Explorar personas e partes interessadas;</li
- Criação de proposta de valor;
- Insights e fatores críticos de sucesso;
WHAT IF
- Gerar ideias – um processo lógico e criativo;
- Técnicas de criatividade e geração de ideias;
- Transformar ideias em protótipos;
- Feedback / interface protótipos e utilizadores;
WHAT WILL
- Definir prioridades das ideias geradas;
- Criação de novos conceitos e inovações;
- Business model design – uma boa ideia não chega;
- Criar um mini business case para ideias-chave;
WOW
- Plano de ação / gestão de projeto de implementação;
- Implementação.
Duração
24 horas
Preço
218,00€
Data de Início
21 de Novembro
Regime de Ensino
E-learning
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